As vantagens da cerca elétrica rural em relação a cerca tradicional, são enormes, como você já deve saber. Mas você sabe quais são os itens realmente essenciais para o bom funcionamento de uma cerca elétrica rural de qualidade?
Nesse artigo vamos falar sobre os itens que não podem faltar na instalação de sua cerca elétrica rural. São eles que farão a diferença na longevidade e evitar dores de cabeça na hora de conter definitivamente seus animais.
#01 Eletrificador
Os Eletrificadores são primordiais e o tamanho e capacidade dele depende do tamanho da sua cerca e de quantos fios positivos você usará.
São eles os responsáveis pela geração do pulso elétrico que vai afugentar seus animais, criando neles uma barreira psicológica fazendo que após alguns choques, eles nem se aproximem mais da cerca elétrica rural.
Lembrando que esses pulsos elétricos, não machucam ou causam sofrimentos aos animais, apenas assustam e afugentam eles para longe da cerca elétrica rural.
Nesse artigo, entre outros assuntos, tratamos sobre como escolher um eletrificador rural com base no tamanho de sua cerca e de suas necessidades.
Lá falamos de poder de alcance por modelo, tem uma tabela onde você pode comparar os modelos de aparelhos e suas distancias abrangidas.
Caso você tenha interesse em um de nossos Eletrificadores, você pode realizar sua compra através de um de nossos parceiros.
Veja alguns modelos e seus devidos links no ML de um de nossos parceiros:
#02 Aterramento
Muita gente erra quando o assunto é aterramento. Aterramento é aterramento não é um pedaço de vergalhão de 10 cm enfiado no chão.
O aterramento correto e o que nós da PIONEIRO recomendamos é, três haste de dois metros de comprimento de três em três metros de distância uma da outra.
Mas para que esse exagero?
Muita gente não sabe, mas o curto e o choque se fecha no aterramento, ou seja, quando o animal encosta no arame positivo da cerca, a energia passa pelo seu corpo, chega a terra e fecha o curto a onde você fincou a haste.
Se não fez o aterramento direito, consequentemente o choque é menor.
#03 Mourões e postes
A PIONEIRO recomenda colocação de postes a cada 15 metros de distancias uma da outra, e um mourão mais reforçado em cada canto da cerca.
Lembrando que não é a tensão do arame que inibirá seus animais como em uma cerca tradicional, mas sim a voltagem que o arame está conduzindo.
Não se prenda a tensão do arame, mais sim num bom aterramento e no poder de alcance do seu aparelho que se aplica a sua metragem de cerca, como explicamos nesse artigo.
#04 Condutores
Existem vários modelos de condutores, e depende também do tipo de animal que se vai cercar.
Mas o que é mais utilizado é o fio eletroplástico e o arame galvanizado.
Tem também a chamada fita eletroplástica para equinos.
Não recomendamos fio de alumínio, devido a facilidade de rompimento.
Veja alguns modelos de fio eletroplastico:
#05 Isoladores
Assim como os condutores, existem vários modelos de isoladores, tem os ganchos, as roldanas, as castanhas, entre outros.
A PIONEIRO recomenda utilizar as castanhas nos fins de linhas, cantos e porteiras e os gancho durante a passagem dos fios.
Se você seguir essas 5 (cinco) recomendações na instalação de sua cerca elétrica rural, provavelmente você conseguirá ter uma cerca que seja eficaz e eficiente ao conter os animais, e evitar dor de cabeça tendo que buscar seus animais no sitio vizinho.
Comments